O poder do autoconhecimento
Como podemos guiar o nosso próprio caminho? Dicas práticas de autoconhecimento que irão transformar a sua forma como você enxerga as coisas
Quem não se conhece, deixa as circunstâncias tomarem conta do ritmo da vida
Quando algum acontecimento inesperado surge nas nossas vidas, é normal a gente perder o chão, ou apagar aquela expectativa de alguns projetos que já estavam com o planejamento correto.
É claro que existem situações cujas soluções não estão em nossas mãos, como o fim da pandemia da Covid-19 ou a melhora da economia nacional. Mas, para além dessas questões mais amplas, existem aquelas pessoas que sempre colocam a culpa de seus problemas - ou a ausência de bons resultados - por motivos maiores. Você conhece alguém assim?
Seja qual for o motivo, essas pessoas possuem a mente bloqueada e não se conhecem de forma profunda. O autoconhecimento, um termo que anda meio batido devido aos inúmeros livros de autoajuda nas livrarias, continua sendo essencial para lidarmos com certos padrões mentais que nos impedem de agir de forma plena. E sim, todos nós temos a capacidade de mudar esse jogo.
Pessoas que não sabem sobre o seu verdadeiro potencial, age por impulsividade e dão muito valor para a opinião dos outros. Além disso, por não saberem lidar com seus erros, têm muito medo de se arriscar, e não veem o futuro com algo positivo. Caso você tenha se identificado com algum ponto, não se sinta mal, é muito mais comum do que imagina. Apesar disso, é possível aprimorar a nossa autorreflexão a partir de algumas técnicas!
O primeiro passo é o de conhecer melhor os seus pontos fortes e fracos. Sem neura ou qualquer tipo de autodepreciação, a intenção é evoluirmos com o que temos dentro de nós. Todo mundo carrega consigo valores e habilidades incríveis, e precisamos desenvolver e apresentar ao mundo. Em relação aos pontos fracos, a ideia aqui é de aprimorar. Entender o que temos aí e desenvolver da melhor maneira possível, seja sozinho ou com a ajuda de alguém.
Saber usar as emoções a seu favor também é muito importante. Hoje em dia, a inteligência emocional é uma das habilidades mais valorizadas no mercado corporativo. Por isso, vale entender melhor como está reagindo aos acontecimentos. Depois disso, passamos de nível, e nos tornamos protagonistas da nossa própria história, tendo a autoconfiança necessária para encarar os desafios.
Quando passamos por tudo isso, vemos uma diferença real na nossa vida. Uma produtividade acima da média, que com o passar do tempo, produz uma alta performance em diferentes áreas da vida,
Passar por todos esses passos não é uma tarefa fácil. Não é à toa que dizem que autoconhecimento pode ser considerado como uma jornada em particular. Mesmo sendo tão desafiadora, ela é transformadora.
Gostou deste conteúdo?
Fiz uma live falando mais sobre isso, vou deixar aqui embaixo o link para você poder rever no youtube, ah e tem também a versão podcast.
Quer aprofundar sua jornada?
Recomendo a leitura destes livros:
Quer ter acesso a todas as lives da série Evolução & Crescimento?
Assine o EC Club aqui.