Quando colocamos nossa atenção no presente, conseguimos guiar as nossas ações de uma forma muito mais assertiva
Parar e respirar. Algo tão natural e intrínseco ao ser humano, e ao mesmo tempo esquecido por muita gente. Em tempos de pandemia, temos a impressão de estarmos a todo tempo no modo acelerado.
Se antes as coisas corriam rápido, com todas as demandas e prazos apertados, mesmo na vivência de quarentenas e lockdowns, parece que ainda não aprendemos a nos conectar com o próprio corpo.
Estamos passando por um momento histórico. Todos os sentimentos de insegurança e ansiedade são comuns e até mesmo esperados diante de tanta incerteza. Apesar disso, passamos por muitos desafios. Crises em democracias, quedas na economia, Mudanças Climáticas: já não estávamos tão bem assim há um bom tempo.
Por isso, mais do que tentarmos controlar o que está acontecendo, precisamos ter em mente o controle dos nossos próprios sentimentos para não ficarmos reféns do que acontece, afinal, acontecimentos, bons ou ruins, sempre vão acontecer.
Para conseguirmos tal objetivo, o segredo é muito mais fácil do que imaginamos, e sabe o melhor de tudo? Ele já vem direto de fábrica: a nossa consciência. Lembra da respiração mencionada logo no primeiro parágrafo? Pois ela é o exercício inicial da atenção plena, também conhecida como Mindfullness, que pode ser explicado como a técnica que promove a ação de viver o presente intensamente, se blindando ao máximo das distrações cotidianas.
Só o fato de respirarmos três vezes de maneira pausada já alivia a tensão que estamos sentindo naquele momento. Passamos a escutar melhor, a prestar atenção em pequenos detalhes que passam despercebidos na rotina atribulada.
Além de reduzir o estresse, essa prática garante outros benefícios, como maior qualidade do sono e gestão das emoções.
Quando estamos respirando de maneira calma e atenta, estamos sentindo e presenciando o momento presente. Nossa mente já não está mais lá no futuro ou querendo resolver problemas ou situações indesejáveis. Estamos vivendo o que está diante de nós. Isso muda tudo.
Por mais que desejamos mudar a realidade, existem coisas que estão além das nossas mãos. Apesar disso, podemos mudar a forma como estamos lidando com cada coisa. E isso começa com a atenção plena.
Dentro dos nossos programas de mentoria, trabalhar a "pessoa" antes do "negócio" é um forte pilar, afinal a empresa é espelho do gestor/dono e não existe sucesso em uma área se a outra estiver desequilibrada.
Mais do que dar caminhos, a mentoria é um impulsionador para a mudança nas nossas vidas, um espaço de apoio para colocar tudo em prática e evoluir para o próximo nível. Quando não se consegue ver o caminho com clareza, acalmar o coração e buscar apoio pode te levar encontrar o destino. Se você ficou interessado, acesse o link para saber mais e fazer parte da próxima turma de Mentoria. Ficar paralisado não é opção! Respire e siga em evolução na vida & nos negócios.
Gostou deste conteúdo?
Fiz uma live falando mais sobre isso, vou deixar aqui embaixo pra você poder ouvir o podcast ou rever no youtube ;)