Com certeza você já deve ter passado por uma situação em que acreditava que não seria mais possível viver da antiga maneira ou atingir um resultado promissor. Em tempos de pandemia, a sensação é ainda maior. Não podemos ignorar as atuais circunstâncias, mas existe um país que possui um histórico de guerras e tragédias ambientais e que carregam consigo uma força interior admirável: o Japão.
Na década de 1950, os japoneses desenvolveram o Kaizen, ou “mudança para melhor”, um método que pretendia reconstruir o país após a destruição da Segunda Guerra Mundial. Dada a situação da época, o conceito pretendia buscar uma solução que envolvesse uma melhora dos resultados com poucos recursos.
Como foi possível gerar produtividade diante de tanta escassez? O Kaizen propõe envolvimento total. O que hoje está na sua mão para melhorar? Começar sempre com boas perguntas pode trazer uma reflexão importante e necessária para mudar o rumo da sua vida e dos seus negócios.
Kai significa mudança e Zen é sabedoria ou bondade
O método busca a excelência por meio da chamada melhoria contínua. Isso significa que precisamos focar os nossos olhares para os resultados de longo prazo.
Para isso, ele exige o cumprimento dos pequenos objetivos, aqueles que realmente farão a diferença no futuro. Aqui, o Kaizen já nos apresenta uma lição: o grande resultado dos da vida está nas pequenas mudanças diárias. Confira cinco tópicos do Kaizen:
Trazendo o conceito para a nossa realidade, os ocidentais - e os brasileiros em especial - têm a tendência de superestimar o resultado de curto prazo e subestimar o de longo prazo.
Passamos o tempo todo querendo uma fórmula mágica, um salto de nível quântico, que acabamos desistindo no meio do caminho. Se você deseja que isso não aconteça, o Kaizen pode ser um excelente norte. Comprometa-se com a melhoria contínua e verá que o seu futuro será muito melhor do que hoje.