Se você tem uma criança em casa, ou na família, com certeza já deve ter visto ela vestida de super-herói ou presenciado a invenção de alguma brincadeira que a coloca como protagonista de um importante desafio. O que acontece quando ficamos adultos? Para onde vai toda essa autoconfiança? Nós achamos graça em ver uma criança acreditar que possui super poderes, que pode salvar o mundo, mas por que pensamos ser algo apenas da infância?
Essa energia vital presente nos pequenos não deveria sumir ao longo da vida, mas aprimorada a cada dia. Não ter autoconfiança prejudica seriamente os comportamentos das pessoas, em seus relacionamentos e os negócios. Isso é tão verdadeiro que muitas vezes nos surpreendemos com alguém que possui essa capacidade dentro de si. É algo que transborda e invade o nosso ambiente.
"Autoconfiança é o que divide as pessoas, entre aquelas que proporcionam resultados medianos e extraordinários"
O significado desse termo é simples:
conseguir confiar em si mesmo, estar bem, assumir erros, pensar e agir positivamente.
Apesar de ser algo intrínseco, existem várias maneiras de trabalhar a nossa confiança de maneira prática e objetiva:
10 ações práticas para desenvolver a sua autoconfiança
- Desequilibre positivamente os seus pensamentos
O ato de desequilibrar é uma forma de colocar na balança sobre o que recebemos e emitimos, pois, não tem como controlar os nossos pensamentos, porém podemos dizer se ele vai nos atingir. Está com um problema? Pense logo em duas soluções, pois elas já se tornam automaticamente maiores do que o número de problemas iniciais. - Tenha gente fod# e positiva para chamar de brother
Sabe aquela pessoa que reclama sempre das coisas? É provável que aquela energia negativa entre também na sua mente. Por isso, compartilhe os seus projetos e sua vida com pessoas que te colocam para cima! - Zele pelos seus ambientes físicos: organize!
Quer saber o primeiro passo para se tornar autoconfiante no trabalho? Arrume a sua mesa. Quando deixamos o ambiente em que trabalhamos ou vivemos arrumado já colocamos o nosso corpo em ação. - Jogue fora as coisas antigas e deixe o que precisa ou se sinta bem à vista.
Já colocou a dica 3 em prática? Então que tal buscar as coisas que trazem memórias positivas bem perto de você? Vai atrás daquele souvenir que comprou na lua de mel, ou imprima uma fotografia que tem um significado bacana. Esses detalhes fazem a diferença na nossa Autoconfiança, pois nos lembramos quem nós somos, e o que estamos fazendo na nossa jornada. - Se sinta bem, cuide da sua aparência
Com a pandemia, muita gente resolveu passar o dia inteiro de pijama ou moletom. Não podemos negar que seja muito mais prático, mas passar o dia de qualquer jeito deixa a nossa confiança lá embaixo. Mesmo em home office, acorde um pouco mais cedo, se prepare para ficar na frente do computador. Tenho certeza que vai fazer uma diferença enorme na sua autoconfiança. - Cuide do seu corpo
Podemos até dar uma enrolada, ou pular alguns dias, mas não tem como negar: pessoas que se alimentam bem e praticam exercícios são mais Autoconfiantes. Isso se deve pela nossa própria biologia: o movimento produz hormônios, que impactam diretamente na nossa autoestima.
- Blinde a sua mente do lixo que tem por aí
Desacelere, pratique o ócio criativo, seja seletivo com o que assiste, ouça boas músicas. Hábitos simples e práticos que promovem Autoconfiança. - Para com essa p# de comparação!
Um erro muito comum entre as pessoas que não possuem Autoconfiança. Não perca seu tempo se comparando com quem está ao seu lado. Cada um segue a sua própria jornada. - Se torne genuinamente uma pessoa grata
Quer parar de se comparar? Agradeça. Por ter pessoas ao seu lado, pelo lindo dia que está lá fora, por respirar. Quem é grato, genuinamente, e de coração, não perde tempo se comparando. - Passe menos tempo pensando e mais tempo agindo
Deixe o rio fluir e se permitir errar. A autoconfiança tem a ver com ação. Em acertar e errar, muitas vezes, inúmeras vezes. Precisamos pensar no que pode dar certo e errado, mas não esqueça de agir!
Foram 10 dicas. E temos certeza que nenhuma delas é impossível de ser realizada. Por isso, a pergunta que finalizamos esse texto é:
por qual delas você vai começar hoje?
Para completar, vou deixar aqui a gravação de uma live super legal que fiz sobre este assunto 👇