pro·cras·ti·nar
Deixar para outro dia ou para depois; adiar, delongar, postergar.
O dicionário explica o termo conforme a norma culta da língua portuguesa, mas poderíamos facilmente traduzir para um ‘amanhã eu faço’. Quem nunca, não é mesmo?
A procrastinação é uma ação presente em nossas vidas e embora existam vários métodos por aí para eliminá-la de vez, o grande segredo é lidar bem com ela.
Isso se deve pelo fato da procrastinação ser algo muito mais complexo, que envolve questões internas, como a autodefesa, zona de conforto, e demais razões científicas que justificam a presença dela dentro do nosso comportamento.
Inclusive, ela pode te ajudar em algumas situações, como nos casos de trabalhos criativos, em que o tempo livre ajuda a produzir melhor e até mesmo permite que boas ideias surjam na sua mente durante esse período ‘procrastinado’. Por isso, é impossível eliminar a procrastinação e a chance de você se frustrar ao tentar fazer isso é enorme. Mas, como lidar bem com a procrastinação? O grande desafio é tentar lidar com isso, fazer com que ela não te impeça de atingir os seus objetivos pessoais e profissionais.
Para te ajudar a lidar melhor com ela, elencamos 5 formas fáceis e super adaptáveis ao seu dia a dia:
Sabe o ‘modo soneca’, aquela função clássica no despertador do celular? Se você deseja diminuir a sua procrastinação, a dica que damos logo de cara é a de eliminá-lo de vez da sua rotina.
Não podemos começar o dia já procrastinando. No momento em que você aperta o ‘soneca’, você induz o cérebro a deixar as prioridades para depois. Percebe a força que damos para a procrastinação logo cedo?
Isso se deve pelo fato do seu cérebro não querer entrar em ação, e nos manter na zona de conforto.
Por isso, coloque o seu celular longe da sua cama. Tente colocar em um local que te faça levantar para desligar. Isso já ajuda a reduzir a chance de colocá-lo mais uma vez para funcionar.
Podemos explicar esse ponto com um exemplo super comum: você entra nas redes sociais para postar um conteúdo de trabalho. Mas aí, você decide primeiro olhar o feed, os stories … e quando vê, já passou meia hora, uma hora e nada de terminar o que precisa fazer na internet.
Por isso, é importante ter a disciplina de deixar os prazeres da tecnologia para depois. Isso faz com que a sua procrastinação se reduza. O mundo digital é um espaço incrível, use a seu favor.
A procrastinação é muito ligada à produtividade, então, quanto mais eu sou improdutivo, mais me torno um procrastinador.
Uma forma de tentar cortar esse ciclo é priorizar três coisas e começar o seu dia com elas. Isso vai trazer uma energia de produtividade logo pela manhã, um período em que geralmente as pessoas tendem a procrastinar menos. Ao longo do dia, a nossa energia vai baixando e a tendência é de aumentarmos o nível de procrastinação.
Essa vai para os perfeccionistas de plantão! Não tem jeito, podemos ficar anos em cima de um projeto, mas quando colocarmos em prática, ele terá que sofrer ajustes. Por isso, é fundamental que saia do plano das ideias e vá para o campo de batalhas.
Vemos muitas pessoas que ficam anos em cima de algo, e acabam perdendo tempo e energia devido ao perfeccionismo. Imagina a quantidade de oportunidades que perdemos por causa disso?
Por isso, tenha em mente que precisa ter o mínimo para que o projeto se torne viável e depois o coloque em ação. No momento em que ele estiver rodando, você vai perceber novos ajustes e novas situações, que inclusive, podem deixá-lo muito melhor do que quando estava ainda apenas na sua cabeça.
Para fecharmos esse tópico, guarde essa frase: ‘não existe nada tão bom que não possa ser melhorado’. Quando tiver essa crença dentro de você, começa a agir mais, e sempre em melhoria contínua. Você não melhora projeto no papel, você o melhora na execução.
Todos nós somos multitarefas: pais, mães, esposos, filhos, profissionais, pais de cachorros. Cada um de nós exerce diferentes papéis na vida. O importante é estarmos plenos em cada ação, cada papel que exercemos na nossa rotina.
Nada adianta estar mandando mensagem ao mesmo tempo em que jantamos com os nossos filhos, ou pensar na conta que precisa ser paga durante uma reunião importante. Se você leu o post sobre atenção plena aqui no blog, vai reconhecer essa dica.
Em relação às tarefas, procure alternativas que te façam estar mais presente. Coloque uma música no fundo, deixe o celular dentro da gaveta e se concentre ao máximo naquilo que precisa ser feito.
Viu só como podemos lidar melhor com a procrastinação?
Que tal um desafio para te ajudar virar esse ciclo?
No D21 te ajudo a encontrar OS SEUS VERDADEIROS MOTIVOS para ENTRAR EM AÇÃO, e te mostro OS CAMINHOS PARA TAL, você vai descobrir o seu “POR QUE FAZER” e perceberá que quando é forte e relevante o “COMO FAZER” fica mais fácil…
São 21 dias com conteúdos completos, exclusivos e com ferramentas e exercícios focais que te conduzirão a reprogramar a sua mentalidade!
A cada conteúdo assistido que se soma ao exercício realizado, você verá na prática as transformações em sua mente e perceberá a diferença em toda sua vida! Na hora, no dia, no momento que fazer! Não é promessa, você verá!
Gostou deste post?
Aqui embaixo vou deixar alguns livros relacionados ao tema 😉